Pular para o conteúdo principal

Como utilizar a Internet na educação

O texto Como utilizar a Internet na educação de Moran traz relatos e experiências do autor acerca da utilização da Interne na educação presencial. Como a Internet está explodindo na educação, ela pode auxiliar a educação presencial: na divulgação, na pesquisa, de apoio ao ensino e de comunicação, pois as redes são atraentes aos nossos estudantes.com a incentivação da Nova LDB entramos na transição qualitativa e quantitativa das mídias eletrônicas. O desafio é entregas essas mídias ao ensino à distância e continuado. Entre as experiências do autor, ele relata as experiências no ensino de graduação e pós-graduação, sendo que o fato do aluno ver seu nome na Internet e a possibilidade de divulgar os seus trabalhos e pesquisas serve como motivação.Com a ascensão da internet, os professores e alunos estão tendo várias oportunidades de pesquisa dentro e fora da sala. Diante disso, muitos projetos estão sendo desenvolvidos, nos quais Moran destaca que estão obtendo sucesso. A comunicação na rede possibilita descobrir lugares inesperados, de encontrar materiais valiosos, endereços curiosos, programas úteis, pessoas divertidas, informações relevantes, tornando essa comunicação mais sensorial, multidimensional e não-linear. Diante da avaliação dos projetos desenvolvidos pelo Brasil, percebeu-se que tem aumentado a motivação, o interesse dos alunos pela aula, pela pesquisa e pelo projeto. Entretanto também há aspectos negativos como informações demais e conhecimento de menos no uso da Internet na educação.ensinar com a Internet atinge resultados significativos, basta integrar com as outras tecnologias e o ser humano, dentro de uma visão pedagógica.
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-19651997000200006&lng=pt&nrm=iso

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

INCLUINDO...

Dia da independência Garantir a participação de nosso aluno de maneira efetiva no Ensino Regular é um dos objetivos que almejamos dentro do AEE. Neste sentido ressaltamos uma grande conquista: a participação do nosso aluno de DI na sessão cívica da escola. A maioria de nossos alunos participam ativamente das atividades escolares, mas destacamos aqui a participação do aluno B, do quarto ano na declamação de uma poesia em homenagem a Pátria.B. sempre foi um aluno tímido que se recusava a participar de atividade públicas. Através de muita estimulação do trabalho colaborativo entre escola, família, professora do ensino regular e do AEE, ele participou espontaneamente com os demais colegas da declamação. Esse dia foi de muita alegria para todos que acreditam na potencialidade de seus alunos!!!

PROJETO MONTEIRO LOBATO

Projeto Monteiro Lobato Neste ano, com o intuito de promover a inclusão de nossos alunos de maneira desafiadora e lúdica, foi desenvolvido o projeto Monteiro Lobato,com desenvolvimento de várias atividades individuais e em grupo: · Confecção de fantoches; · Contação de história; · Pesquisas; · Dramatizações; · Máscaras, · Músicas; · Brincadeiras de rodas; · Produção textual, entre outras. Participando de jogos e brincadeiras nas quais gestos imitativos e interativos sejam estimulados acompanhadas de movimentos combinados aas crianças expressaram suas escolhas, sentimentos, planejamentos e decisões. Com as atividades realizadas através da música e dramatizações, as crianças elevaram a sua autoestima, foram estimuladas a desenvolvem suas potencialidades diante das atividades em grupos de maneira prazerosa, sentindo-se mais segura na inserção escolar.