Pular para o conteúdo principal

A escola que desejamos e seus desafios

Hoje fala-se constantemente em educação de qualidade, no entanto várias itens devem ser analisadas para que essa qualidade ocorra de maneira efetiva.
Primeiramente sem profissionais preparados, habilitados e comprometidos não haverá mudança. Além disso deve estar dispostos a constante inovação, busca e adequação dos novos conhecimentos, de forma que a construção desse conhecimento ocorra de maneira autônoma.
Consequentemente seus alunos também serão autônomos, inovadores, pesquisadores e críticos. Não se pode oferecer aquilo que não temos, por isso se o professor almeja a evolução de seu aluno, com qualidade em seu ensino deve ser o primeiro a dar exemplo através da didática de suas aulas.
Deve-se priorizar o que realmente é essencial para a aprendizagem de nosso discente, sendo o ensino centrado no aluno e na preparação do cidadão para a sociedade. Diante de tantas evoluções tecnológicas, se não houver uma verdadeira preparação, estaremos fazendo uma educação de exclusão!
http://www.eca.usp.br/prof/moran/escola.htm

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

INCLUINDO...

Dia da independência Garantir a participação de nosso aluno de maneira efetiva no Ensino Regular é um dos objetivos que almejamos dentro do AEE. Neste sentido ressaltamos uma grande conquista: a participação do nosso aluno de DI na sessão cívica da escola. A maioria de nossos alunos participam ativamente das atividades escolares, mas destacamos aqui a participação do aluno B, do quarto ano na declamação de uma poesia em homenagem a Pátria.B. sempre foi um aluno tímido que se recusava a participar de atividade públicas. Através de muita estimulação do trabalho colaborativo entre escola, família, professora do ensino regular e do AEE, ele participou espontaneamente com os demais colegas da declamação. Esse dia foi de muita alegria para todos que acreditam na potencialidade de seus alunos!!!

PROJETO MONTEIRO LOBATO

Projeto Monteiro Lobato Neste ano, com o intuito de promover a inclusão de nossos alunos de maneira desafiadora e lúdica, foi desenvolvido o projeto Monteiro Lobato,com desenvolvimento de várias atividades individuais e em grupo: · Confecção de fantoches; · Contação de história; · Pesquisas; · Dramatizações; · Máscaras, · Músicas; · Brincadeiras de rodas; · Produção textual, entre outras. Participando de jogos e brincadeiras nas quais gestos imitativos e interativos sejam estimulados acompanhadas de movimentos combinados aas crianças expressaram suas escolhas, sentimentos, planejamentos e decisões. Com as atividades realizadas através da música e dramatizações, as crianças elevaram a sua autoestima, foram estimuladas a desenvolvem suas potencialidades diante das atividades em grupos de maneira prazerosa, sentindo-se mais segura na inserção escolar.