Pular para o conteúdo principal

Como utilizar a Internet na educação

O texto Como utilizar a Internet na educação de Moran traz relatos e experiências do autor acerca da utilização da Interne na educação presencial. Como a Internet está explodindo na educação, ela pode auxiliar a educação presencial: na divulgação, na pesquisa, de apoio ao ensino e de comunicação, pois as redes são atraentes aos nossos estudantes.com a incentivação da Nova LDB entramos na transição qualitativa e quantitativa das mídias eletrônicas. O desafio é entregas essas mídias ao ensino à distância e continuado. Entre as experiências do autor, ele relata as experiências no ensino de graduação e pós-graduação, sendo que o fato do aluno ver seu nome na Internet e a possibilidade de divulgar os seus trabalhos e pesquisas serve como motivação.Com a ascensão da internet, os professores e alunos estão tendo várias oportunidades de pesquisa dentro e fora da sala. Diante disso, muitos projetos estão sendo desenvolvidos, nos quais Moran destaca que estão obtendo sucesso. A comunicação na rede possibilita descobrir lugares inesperados, de encontrar materiais valiosos, endereços curiosos, programas úteis, pessoas divertidas, informações relevantes, tornando essa comunicação mais sensorial, multidimensional e não-linear. Diante da avaliação dos projetos desenvolvidos pelo Brasil, percebeu-se que tem aumentado a motivação, o interesse dos alunos pela aula, pela pesquisa e pelo projeto. Entretanto também há aspectos negativos como informações demais e conhecimento de menos no uso da Internet na educação.ensinar com a Internet atinge resultados significativos, basta integrar com as outras tecnologias e o ser humano, dentro de uma visão pedagógica.
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-19651997000200006&lng=pt&nrm=iso

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PROJETO MONTEIRO LOBATO

Projeto Monteiro Lobato Neste ano, com o intuito de promover a inclusão de nossos alunos de maneira desafiadora e lúdica, foi desenvolvido o projeto Monteiro Lobato,com desenvolvimento de várias atividades individuais e em grupo: · Confecção de fantoches; · Contação de história; · Pesquisas; · Dramatizações; · Máscaras, · Músicas; · Brincadeiras de rodas; · Produção textual, entre outras. Participando de jogos e brincadeiras nas quais gestos imitativos e interativos sejam estimulados acompanhadas de movimentos combinados aas crianças expressaram suas escolhas, sentimentos, planejamentos e decisões. Com as atividades realizadas através da música e dramatizações, as crianças elevaram a sua autoestima, foram estimuladas a desenvolvem suas potencialidades diante das atividades em grupos de maneira prazerosa, sentindo-se mais segura na inserção escolar.

REGRAS DE NETIQUETA

Fale, não GRITE! strong> Combine letras maiúsculas e minúsculas, da mesma forma que na escrita comum. Cartas em papel não são escritas somente com letras maiúsculas; na Internet, escrever em maiúsculas é o mesmo que gritar! Para enfatizar frases e palavras, use os recursos de _sublinhar_ (colocando palavras ou frases entre sublinhados) e *grifar* (palavras ou frases entre asteriscos). Frases em maiúsculas são aceitáveis em títulos e ênfases ou avisos urgentes. Arquivos anexados (attachments) Envie arquivos anexados apenas quando solicitado, e jamais para listas. Parágrafos É boa prática deixar linhas em branco entre blocos de texto. Dessa forma, o texto fica organizado e mais fácil de ler, mesmo que a mensagem seja longa. Participe quando tiver algo a dizer Nas deliberações de algumas assembléias, as manifestações acontecem apenas quando se tem alguma coisa a acrescentar, ou algum ponto em desacordo com o que está em votação. Assim é nas listas e newsgroups: não envie...