Sou a Marli Faquin, pedagoga, com especialização em Gestão Escolar, Psicopedagogia Institucional e Clínica, Séries Iniciais e Educação Infantil. Estou atualmente cursando pela Universidade do Ceará a especialização em AEE. Eu leciono no C.E.M ANTONIO PORTO BURDA , que faz parte da rede municipal de Fraiburgo – Santa Catarina, que atende desde o pré-escolar até o 5º ano do Ensino Fundamental, atende cerca 710 alunos. Nela há uma sala de recurso multifuncional do tipo I onde atuo, e conta com os matérias oferecidos pelo MEC e outros que foram adquiridos como: jogos pedagógicos, cadeiras de roda, andadores, mesa adaptadas, e outros matérias confeccionados pelo professor em sala. Com relação à acessibilidade, está progressivamente ocorrendo no projeto arquitetônico de nossa escola, que conta com rampas de acesso e banheiro adaptado, está em fase de construção a colocação de pisos táteis no primeiro piso e placas de sinalização. Na sala de recursos multifuncionais há 41 alunos , todos com laudo de Deficiência Intelectual, sendo 32 da própria escola e outros 9 que vem de duas outras escolas vizinhas que não tem a sala multifuncional. A faixa etária dos alunos que recebem atendimento educacional especializado é de 06 anos até 16 anos, neste momento. Quase em todas as salas do ensino regular dessa escola há um aluno ou mais com necessidades educativas especiais. Como apoio há uma equipe multifuncional: psicóloga, psicopedagoga, fonoaudióloga, professora de AEE, coordenação, gestores e funcionários.
Projeto Monteiro Lobato Neste ano, com o intuito de promover a inclusão de nossos alunos de maneira desafiadora e lúdica, foi desenvolvido o projeto Monteiro Lobato,com desenvolvimento de várias atividades individuais e em grupo: · Confecção de fantoches; · Contação de história; · Pesquisas; · Dramatizações; · Máscaras, · Músicas; · Brincadeiras de rodas; · Produção textual, entre outras. Participando de jogos e brincadeiras nas quais gestos imitativos e interativos sejam estimulados acompanhadas de movimentos combinados aas crianças expressaram suas escolhas, sentimentos, planejamentos e decisões. Com as atividades realizadas através da música e dramatizações, as crianças elevaram a sua autoestima, foram estimuladas a desenvolvem suas potencialidades diante das atividades em grupos de maneira prazerosa, sentindo-se mais segura na inserção escolar.
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