Pular para o conteúdo principal
                                      Auto da Barca do Inferno: adaptando e incluindo


Sabe-se que a inclusão no ensino regular na prática necessita de muito planejamento e adaptações para que todos os alunos participem efetivamente das aulas. Vamos compartilhar aqui a experiência de um momento de trabalho em literatura com uma turma do Ensino
Em uma turma do primeiro ano do Ensino Médio frequenta dois alunos com deficiência intelectual, ambos não estão alfabetizados. Para tornar o ensino literário um momento prazeroso e significativo foi realizado uma releitura da obra “Auto da Barca do Inferno” d

o dramaturgo português Gil Vicente (1465 a 1537) , que foi apresentada pela primeira vez há quase 500 anos. A peça foi escrita na passagem da Idade Média para a Idade Moderna, oscilando entre os seus valores morais de duas épocas: ao mesmo tempo que há uma severa crítica à sociedade, típica da Idade Moderna.
Para que fosse possível realizar a releitura da obra, o primeiro passo foi apresentar a proposta explicando sobre o Humanismo e Gil Vicente, avaliando os personagens da obra. Em seguida, foram analisadas algumas releituras já feitas. Para contemplar a aprendizagem de todos, houve muito uso de vídeos e áudios, discussões em grupo e seminário sobre o assunto. Permitindo que o aluno que não tina adquirido o processo de leitura e escrita também participasse e compreendesse o assunto abordado.
Após essas discussões, a turma foi dividida em grupos. Cada grupo escreveu sua peça teatral, fazendo uma versão da obra original, incluindo personagens e situações que caracterizariam a nossa sociedade nos tempos atuais. Para superar o empecilho dos alunos com necessidades especiais que não dominavam o sistema da escrita, um colega fazia o papel de escriba, ou seja, escrevia o que o aluno ditava para colaborar na produção escrita da peça teatral.
Para a apresentação, os alunos também precisaram de adaptações porque não conseguiram memorizar o texto. Assim, um colega murmurava e o aluno repetia as falas. Pode-se perceber a alegria e o comprometimento de toso os alunos nesse trabalho, independente das limitações de cada um. Além do aprendizado literário, aprenderam a superar e respeitar as diferenças, sendo que cada aluno tem um papel fundamental para alcançar o objetivo da proposta de ensino.
Finalizando essa etapa, os alunos relataram suas experiências, onde descreveram todas as dificuldades, emoções e potencialidades desenvolvidas no decorrer de todo o processo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PROJETO MONTEIRO LOBATO

Projeto Monteiro Lobato Neste ano, com o intuito de promover a inclusão de nossos alunos de maneira desafiadora e lúdica, foi desenvolvido o projeto Monteiro Lobato,com desenvolvimento de várias atividades individuais e em grupo: · Confecção de fantoches; · Contação de história; · Pesquisas; · Dramatizações; · Máscaras, · Músicas; · Brincadeiras de rodas; · Produção textual, entre outras. Participando de jogos e brincadeiras nas quais gestos imitativos e interativos sejam estimulados acompanhadas de movimentos combinados aas crianças expressaram suas escolhas, sentimentos, planejamentos e decisões. Com as atividades realizadas através da música e dramatizações, as crianças elevaram a sua autoestima, foram estimuladas a desenvolvem suas potencialidades diante das atividades em grupos de maneira prazerosa, sentindo-se mais segura na inserção escolar.

REGRAS DE NETIQUETA

Fale, não GRITE! strong> Combine letras maiúsculas e minúsculas, da mesma forma que na escrita comum. Cartas em papel não são escritas somente com letras maiúsculas; na Internet, escrever em maiúsculas é o mesmo que gritar! Para enfatizar frases e palavras, use os recursos de _sublinhar_ (colocando palavras ou frases entre sublinhados) e *grifar* (palavras ou frases entre asteriscos). Frases em maiúsculas são aceitáveis em títulos e ênfases ou avisos urgentes. Arquivos anexados (attachments) Envie arquivos anexados apenas quando solicitado, e jamais para listas. Parágrafos É boa prática deixar linhas em branco entre blocos de texto. Dessa forma, o texto fica organizado e mais fácil de ler, mesmo que a mensagem seja longa. Participe quando tiver algo a dizer Nas deliberações de algumas assembléias, as manifestações acontecem apenas quando se tem alguma coisa a acrescentar, ou algum ponto em desacordo com o que está em votação. Assim é nas listas e newsgroups: não envie...